Revista Novo Perfil Política

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Todos foram pegos de surpresa com a filiação de Marina Silva no PSB de Eduardo Campos para a disputa presidencial em 2014. Alguns dizem que é cedo para dimensionar o impacto desta aliança e as consequências eleitorais nos estados. O jornalista Clilson Júnior conversou com as principais lideranças políticas da Paraíba.

Para Veneziano (PMDB), foi surpresa, não imaginava que Marina poderia compor com Campos no PSB. Já para o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a filiação de Marina enfraquece o governo Dilma e fortalece a oposição. O governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) disse que com Marina, o PSB ganhou uma densidade ampliada que coloca Eduardo com chances reais de ser o presidente do Brasil.

E na Paraíba, quais os desdobramentos?

Acompanhe as entrevistas:


CÁSSIO CUNHA LIMA

Clilson Júnior:

Na FOLHA o senhor comemorou a ida de Marina para o PSB. O PSDB não fica enfraquecido com Marina Silva e Eduardo Campos juntos?

Cássio Cunha Lima responde:

Enfraquece o Governo, isso sim. Ganha a oposição! Isso que importa.

Clilson Júnior:

Qual o reflexo prático disso na Paraíba? Fortalece a união do PSDB e PSB, já que na Paraíba o PSDB é governo. Alguma relação para 2014?

Cássio Cunha Lima responde:

Neste instante o que vale é a importância política do gesto de Marina fortalecendo as oposições. As consequências eleitorais veremos depois.

Clilson Júnior:

O senhor disse: “Em política, só há dois campos: ou você é oposição ou é governo. A opção de Marina fortalece as oposições. E isso deve ser celebrado.” Na Paraíba o PSDB é governo. Diante de um turbilhão de estórias, boatos, tendências, tensões e o que se escuta nos quatro cantos deste pequenino estado, o PSDB na Paraíba poderá assumir o espaço da oposição e ter candidato? O senhor, pessoalmente, só trata isso ano que vem ou é fato consumado manter essa mesma aliança de 2010 que elegeu Cássio, Rômulo e Ricardo?

Cássio Cunha Lima responde:

Na minha visão, como resumo da ópera: ganha a oposição com a divisão da base do Governo, afinal são dois ex-ministros que se afastam do PT e vence a democracia com a possibilidade de mais candidaturas. Não vamos esquecer que até ontem as candidaturas de Marina e Eduardo Campos eram dúvidas. Sobre eleições na Paraíba, tratarei desse tema em 2014, como tenho dito de forma repetida.


GOVERNADOR RICARDO COUTINHO

Clilson Júnior:

Como o senhor viu a filiação de Marina no PSB ? Qual sua avaliação ?

Ricardo Coutinho responde:

Olha Clilson, Eduardo Campos não será um candidato para marcar posição. É candidato para ganhar as eleições, com votos e programa de governo. A presença de Marina dá aos dois, uma densidade ampliada e que coloca Eduardo como uma candidatura real à Presidência. Marina é a primeira de muitas outras “novidades” que surgirão na cena política.

Clilson Júnior:

Governador, acabo de falar com o senador Cássio. Na avaliação dele, a oposição saiu fortalecida. Palavras dele “Enfraquece o Governo, isso sim. Ganha a oposição! Isso que importa”. Pergunto: isso fortalece a união PSB/PSDB na Paraíba numa projeção para 2014? Isso fortalece a ideia de manter essa mesma aliança de 2010 que elegeu Cássio, Rômulo e Ricardo?

Ricardo Coutinho responde:

Meu pensamento e ação é manter a aliança e fortalecê-la. Não existe nenhuma razão para fazermos diferente.


VENEZIANO VITAL DO RÊGO

Clilson Júnior:

Essa filiação de Marina no PSB de Eduardo Campos para o senhor é uma surpresa?

Veneziano Vital responde:

Olha Clilson, uma surpresa não só para mim, mas imagino que para muita gente. Confesso que essa aliança de duas pessoas sem desgastes de imagem é um fato novo que terá desdobramentos. A ex-senadora Marina é uma mulher respeitada e Eduardo Campos é um grande político. Acho que juntos tiram votos de Aécio e Dilma e levam a disputa para o segundo turno. Mas é cedo para uma avaliação mais sensata. Alguns dizem que imagem da Marina poderá ser afetada por essa ida ao PSB. Mas isso é muito cedo. Foi impactante.

Clilson Júnior:

Com esse novo cenário, haverá desdobramentos na Paraíba para as eleições de 2014?

Veneziano Vital responde:

Imagino que sim. O tabuleiro foi mexido e deve mudar, já que Aécio Neves que é candidato a presidente do Brasil e imaginava até bem pouco tempo que teria dois palanques na Paraíba, o de Ricardo e o de Cássio Cunha Lima, ambos governistas. Agora ele deve repensar e com certeza a relação política entre Campos e Aécio deverá ser outra, cada um com objetivos e palanques definidos em cada estado e na Paraíba isso não será diferente. 

Revista Novo Perfil Online


Fonte: ClickPB


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário