Revista Novo Perfil Política

segunda-feira, 11 de maio de 2015

O governador Ricardo Coutinho cobrou celeridade do Governo Federal com relação aos pleitos da Região Nordeste. O pedido de atenção à liberação dos recursos  aconteceu nesta sexta-feira (8) pela manhã, durante o 3º Encontro de Governadores do Nordeste, que acontece no Centro de Convenções de Natal. A reunião tem o objetivo de discutir uma agenda única de desenvolvimento para a região.
Ricardo Coutinho defendeu que a liberação de recursos para medidas emergenciais não pode ter o mesmo tratamento dado para as obras a longo prazo. “Não admitimos que se demore tanto para liberar recursos para medidas emergenciais. Os municípios estão precisando de carros pipa, de perfuração de poços. Para se ter uma ideia, a Paraíba tem mais de 20 municípios em completo estado de colapso de abastecimento. A estiagem é um problema da União porque a seca não possui divisas”, ressaltou o governador.
Além do chefe do executivo da Paraíba, participam do encontro os outros oito governadores do Nordeste. Antes da reunião principal, os gestores se reuniram com o ministro Joaquim Levy.
“Durante a reunião com o ministro Levy avançamos em questões centrais, mas a Região não pode depender, unicamente, de uma diferença de ICMS, precisa ter algo mais, seja na logística ou nos créditos advindos dos bancos oficiais. É fundamental que o Nordeste, que tem uma participação de quase 30% da população, tenha um equivalente de recursos privados para que empresas possam se instalar. Se não tivermos isso e acabarmos com os incentivos fiscais correríamos o risco de ter uma região tipicamente consumidora, tipicamente prestadora de serviço e isso seria um profundo equívoco e caminharia na contramão da história”, avaliou o governador.
A reunião de trabalho dos Governadores Nordestinos termina no final da tarde com a divulgação da “Carta de Natal”.
Os secretários Luís Torres (Comunicação Instituciona); João Azevedo (Infraestrutura, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia); Tácio Pessoa (Planejamento e Gestão); Marialvo Laureano (Receita); Gilberto Carneiro (Procuradoria Geral do Estado) também participam da reunião de trabalho.
Revista Novo Perfil Online
Fonte Secom