Revista Novo Perfil Política

quarta-feira, 31 de julho de 2013

As prefeituras dos municípios de Riachão, Duas Estradas, Tacima e Serra da Raiz  estão disponibilizando os pagamentos dos servidores da administração pública, nesta quarta-feira (31).

Revista Novo Perfil on line
Fonte: Portal Mídia.Net

terça-feira, 30 de julho de 2013

A prefeitura Municipal de Solânea através da Diretoria de Cultura convoca todos os artistas fazedores da cultura Solanense, assim como o publico geral preocupado com o desenvolvimento das politicas publicas no Município, Para a 2ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA.
A conferencia é um espaço importante para o fortalecimento das propostas que vão efetivar as ações culturais a serem desenvolvidas nos próximos passos. A conferencia terá como tema “Uma política de Estado para a cultura: os desafios do Sistema Nacional de Cultura”. O tema é indicado pelo regimento da Conferência Nacional de Cultura, sugerindo também a regionalização dos debates.
Quatro temas serão debatidos na conferência, sendo os mesmos eixos temáticos sugeridos pelo regimento da III Conferencia Nacional de Cultura: Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.
A Conferencia de Cultura de Solânea acontecerá no dia 02 de Agosto de 2013 no Cine Teatro municipal situado na Rua: Governador João Fernandes de Lima S/N, ao lado da Câmara Municipal, a partir das 8h.
Evento: II Conferência Municipal de Cultura
Data: 02 de Agosto de 2013
Horário: 08h00 às 17h
Local: Cine Teatro Municipal, Rua: Gov. João Fernandes de Lima S/N Centro, Próximo a Câmara Municipal.
Revista Novo Perfil on line
Fonte: Ascom via Solânea on line

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio na cidade de Bananeiras, no Brejo Paraibano, chega ao seu final depois de muita música, aventura e arte na serra. 
A programação deste sábado (27), começou com a Cavalgada de Santana que teve concentração na comunidade do Jaracatiá, zona rural do município, com destino ao centro da cidade. No mesmo horário houve uma trilha ecológica para a cachoeira do Roncador. 
Durante a noite as festividades tiveram início com o Musical Gospel na Igreja Assembleia de Deus, com a Banda Novo Encontro, em um culto abençoado. 
Em seguida, na Rua Alfredo Guimarães (Rua da Cadeia), aconteceu a tradicional festa de Sábado de Santana com o autêntico brega, com o cantor Evaldo Freire, entre outras atrações. 
No palco principal, na Praça Epitácio Pessoa, se apresentaram Guilherme Arantes, Douglas Gomes e banda Biu Billy e encerrando a noite, Yegor Gomez, cantando muito pop, latino, merengue e salsa. 
Neste domingo (28) a programação do Caminhos do Frio realizou o 1º Pedal do Frio Banana Biker. O percurso de aproximadamente 40 km, passou pelas cidades de Bananeiras, Borborema, Serraria e Solânea. 


Caminhos do Frio sedia Festival de Artes de Areia com 138 atrações

A segunda parada da Rota Cultural Caminhos do Frio, na microrregião do Brejo paraibano, é na cidade de Areia, de 29 de julho a 4 de agosto, com a realização do  14º Festival de Artes de Areia. 
De caráter multicultural, o Caminhos do Frio juntamente com o festival de artes ofertarão 138 atividades, distribuídas em oito linguagens artísticas, contemplando artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro. Irão compor a programação, shows, espetáculos, mostras, cortejos, vernissages, mesas redondas e oficinas. Além da programação artística, o evento ainda contará com atividades voltadas a debater outras áreas da cultura, como Arte Contemporânea, Economia Criativa e Cidadania Feminina.


Revista Novo Perfil on line
Fonte: Bananeiras Online
Fotos: Bananeiras on line
O Prefeito do município de Caiçara, Cícero (PSB), participou de um encontro na manhã deste sábado (27) com o Prefeito de Tacima, Erivam Bezerra (PMDB), para tratar da programação da Festa da Pedra do Pão de Açúcar que será realizada no próximo dia 15 de Agosto.
A Pedra do Pão de Açúcar está no município de Tacima, porém a festa sempre foi promovida pelo município de Caiçara. Com a chegada dos novos gestores, o objetivo é dá mais notoriedade ao evento e torna-lo ainda maior. “Quero somar e poder contribuir para que a festa da Pedra do Pão de Açúcar possa se tornar maior. Com isso ganha Caiçara, ganha Tacima e toda região.” Comentou o Prefeito Erivam.
Para o Prefeito Cícero o evento tem tudo para crescer e se tornar um grande evento, atraindo pessoas de toda região. “Vejo um grande potencial turístico para nossos municípios e com essa parceria entre os gestores, a tendência é que a festa da Pedra do Pão de Açúcar, se torne grandiosa.” Ressaltou o prefeito de Caiçara.
Participaram deste encontro que ocorreu na residência do Prefeito de Tacima, o chefe de Gabinete do Prefeito de Caiçara, Júnior Félix e a Secretária de Turismo do município de Tacima, Izabel; além de outros representantes das duas Prefeituras.
O chefe de Gabinete do Prefeito Cícero disse ter mantido contato com a chefia de Gabinete da Prefeita Célia, do município de Logradouro. “Queremos que o município de Logradouro também faça parte deste projeto, já que todo ano, muita gente vai à festa da pedra. Mantive um contato, mas não tive resposta.” Explicou Júnior Félix que disse voltar a manter um  contato com a Prefeita durante a semana.
A programação da festa deve ser divulgada ainda esta semana.
Revista Novo Perfil on line
Fonte: Ascom da PM de Caicara

domingo, 28 de julho de 2013

O prefeito Edson Gomes juntamente com a 1ª Dama Adriana Luna; o Vice prefeito, José Malaquias (Duda); além de secretários, vereadores, participaram nesta ultima sexta-feira (26) da III Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema; “A gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social, SUAS: 8 anos de Conquistas”, que teve como conferencista a Gerente Operacional de Atenção Básica do Estado Ediclê Tavassos. 

A conferencia foi iniciada com uma apresentação dos adolescentes do PROJOVEM, interpretando o hino nacional, em seguida o prefeito Edson Gomes fez o uso da palavra onde falou da importância da conferência. “Est é um momento onde podemos nos aperfeiçoar esclarecendo nossas duvidas para assim poder desenvolver um trabalho de melhor qualidade para os duasestradenses”. Disse o prefeito.

A conferência seguiu com a palestrante Ediclê Taassos, que explanou sobre a importância do trabalho integrado entre os diversos setores da administração. “Não é possível mais encarar ou querer realizar trabalhos isolados, a interação entre as secretarias de assistência social, saúde, educação e as demais, tem que ser uma realidade, pois assim será possível realizar um trabalho cada vez mais profícuo para a nossa população.”

Após o almoço e a leitura do regimento os participantes foram divididos em grupos onde debateram as diversas realidades existentes no município, apontando e buscando as soluções para os problemas existentes. 


Por Henrique Filho 


A secretaria de agricultura e meio ambiente realizou nos dias 25 e 26 de julho a 2ª Conferência municipal de meio ambiente, o evento ocorreu na escola Anita de Melo e contou com participantes de vários setores da sociedade.



O tema discutido foi o problema dos Resíduos Sólidos. Os conferencistas discutiram, em grupos, soluções viáveis para o município. Estiveram presentes na conferência o prefeito Edgard Gama, a 1ª Dama Renata Gama, os vereadores Dé, Graça, Junior Macedo e Junior de Bau, além dos secretários de Agricultura, Gisenildo, meio ambiente, Fabio Espínola e demais secretários.

“Desenvolver uma politica de sustentabilidade para o município tem sido uma luta constate desde o inicio do meu mandato, tanto é assim que estamos buscando junto com outros municípios fazer a criação de um consórcio que, a primeira vista, solucionará este problema que temos com os lixões existentes em nosso município”. Disse o prefeito Edgard Gama.


Por Henrique Filho


sábado, 27 de julho de 2013

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (26) no Ginásio de Esportes da Escola Francisco Marques de Melo,palestra que marca a campanha "Desmistificando a hanseníase" onde a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve abordando o tema com a comunidade, professores e alunos da rede municipal de ensino, onde foi abordado o tema mostrando os sintomas da doença.

  O evento contou com a participação de enfermeiras,tec. da secretaria de saúde,
agentes comunitários de saúde e médico. O tema foi abordado com muita seriedade e precisão pelo Médico, Dr Ricardo Passos.A Secretária de Saúde Liddyane Fernandes falou sobre a importância das ações nas escolas e comunidades para que possam está sempre prevenindo e alertando a população sobre causas e sintomas desse e outros males para saúde.
 
Revista Novo Perfil on line
Fonte: Damião Agora
Fotos: Damião Agora 
 
 
A paisagem no brejo paraibano vem sendo modificada pelas chuvas para alegria dos agricultores, o verde  da região está se espalhando ainda mais pelo horizonte e os açudes ganharam volume.

A equipe do Solânea Online esteve na tarde desta Sexta ( 26 ) Julho  na Barragem Canafístula para vê de perto a real situação da Barragem , segundo  dados  da Cagepa  ela se encontra hoje com 30% de  sua  capacidade .

A Barragem Canafístula  abastece as cidades de Solânea , Bananeiras , Cacimba de Dentro , Araruna e outras. mesmo com  30%  o abastecimento é feito com o racionamento .
 
Revista Novo Perfil on line
Fonte:Solânea on line 
Fotos:Solânea on line

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O pleno do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu na 67ª Sessão Ordinária dessa quinta-feira 25/07/2013, manter a prefeita Adailma Fernandes no cargo de prefeita do município, o recurso eleitoral n° 17773 que teve como relator o EXMO Juiz Tércio Chaves de Moura, ele ainda rejeitou várias preliminares impetradas pelos partidários do PMDB. O relator disse não ver nenhuma das possibilidades de inlegibilidade alegadas pelos dois recorrentes. O recurso foi desprovido nos termos do voto do relator e de forma unânime, onde ficaram 6 a 0 e garantindo a permanência da prefeita no cargo. 


A prefeita Adailma comemorou o resultado “fico feliz, por saber que fizemos tudo de forma limpa e sincera e respeitando a lei e ainda mais o povo que nos concedeu esse mandato com uma maioria expressiva, nosso compromisso aumenta ainda mais com o povo serrano e isso nos encoraja a cada vez mais lutar de forma igualitária por todos”. A prefeita Adailma foi recebida com festa na cidade onde muita gente foi abraça-la e desejar sorte ainda mais no cargo que foi concedido pelo povo.

Decisão: 
REJEITADAS AS PRELIMINARES DE DECADÊNCIA POR AUSÊNCIA DE CITAÇÃO DO LITISCONSORTE PASSIVO NECESSÁRIO; DE ILEGITIMIDADE RECURSAL; DE ILEGITIMIDADE ATIVA DO RECORRENTE SELSON LUIS DA SILVA E; DE AUSÊNCIA DE CAPACIDADE POSTULATÓRIA DOS RECORRENTES AIRTOM IDEÃO LEITE E SELSON LUIS DA SILVA, POR UNANIMIDADE. NO MÉRITO, RECURSO DESPROVIDO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR, UNÂNIME, EM DESARMONIA COM O PARECER DA PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL. SUSTENTAÇÃO ORAL PELOS ADVOGADOS DRS. JOSÉ LEONARDO DE SOUSA LIMA JUNIOR E EDWARD JOHNSON GONÇALVES DE ABRANTES.

Por Filipe Silva Revista Novo Perfil

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Treze pratos deliciosos disputam a premiação da Mostra de Gastronomia que acontece nesta quinta-feira (25) na cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano. A atividade integra a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2013. Os participantes, que são representantes de bares e restaurantes da cidade, criaram os pratos que serão degustados no dia do evento, utilizando ingredientes locais como banana, queijo coalho, mel de engenho e cachaça. A relação com as 13 receitas já está com a comissão julgadora. 
Solange Sousa, mestre e doutora em Ciências e Tecnologias do Alimento, é a coordenadora da comissão julgadora da Mostra de Gastronomia. Ela explicou que seis jurados, sendo três deles professores da Universidade Federal da Paraíba, uma chef de cozinha e dois apreciadores da boa culinária, vão eleger as três melhores receitas.
“A Mostra de Gastronomia conta com receitas bem diversificadas que até hoje eu só encontrei aqui na cidade de Bananeiras. Temos tapioca, panqueca, sobremesa com sorvete, lasanha e uma série de pratos tanto salgados quanto doces na competição”, explicou Solange Sousa.
A Prefeitura de Bananeiras premiará os responsáveis pela execução das três melhores receitas. Mas, na verdade, quem ganha com a Mostra Gastronômica é o público, pois a expectativa é que as melhores receitas sejam incluídas nos cardápios dos restaurantes, bares e lanchonetes da cidade.
A Mostra acontece a partir das 20h no Teatro Ivaldo Lucena e a entrada é gratuita. 
Caminhos do Frio
O festival Caminhos do Frio 2013 segue até o próximo domingo (28) na cidade de Bananeiras. Entre as atrações musicais estão Guilherme Arantes, Renata Arruda, Yegor Gomes e Passado Moderno.
Além de Bananeiras, a Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 passa por outras cinco cidades do Brejo paraibano. Em Areia (29 de julho a 4 de agosto), Serraria ( 5 a 11 de agosto), Pilões (12 a 18 de agosto), Alagoa Nova (19 a 25 de agosto) e Alagoa Grande (26 de agosto a 1º de setembro).

Revista Novo Perfil on line
Fonte: Bananeiras on line com Assessoria

quarta-feira, 24 de julho de 2013

A prefeitura municipal de Serra da Raíz através da prefeita Adailma Fernandes e da secretária de assistência Social Kalyne Fernandes, realizou nesta terça-feira (23) na creche Neusa Cavalcante, a V Conferencia Municipal de Assistência Social com o tema: “A GESTÃO E O FINANCIAMENTO NA EFETIVAÇÃO DO SUAS”. Um dos objetivos da conferência é discutir e propor políticas públicas de apoio social a população mais vulnerável no meio da sociedade, baseadas nas normas do SUAS (Sistema único de Assistência Social) que garante o direito de respeito e cuidado com o cidadão (ã).

A abertura a conferência se deu com formação da mesa, onde estiveram presentes a prefeita Adailma, sua vice Wilma, vereadores e a palestrante Ediclê Travassos de Lima Coordenadora Estadual de Proteção Social Básica. Ainda tivemos apresentações culturais com as crianças do PETI e dos jovens do PROJOVEM. A Ediclê em sua palestra destacou “é muito importante essa conferência e mais ainda a participação de setores como; saúde e educação, pois, o social de um município está integrado em várias vias que assistência as famílias em todas as áreas que ambas possam esta a mercê das vulnerabilidades sociais”.

Agradecendo a presença de todos a prefeita Adailma falou que todas as conferências com a participação popular é muito importante “fico feliz porque aqui as propostas vêm de vocês que são nada mais nada menos quem precisa de um serviço de qualidade, estamos aqui para escutar e apoiar aquilo de bom para nossa população”. Na conferência ainda foram ofertados coffee breake almoço, onde logo após os grupos foram divididos em 6 eixos que discutiram entre se, temas e apresentaram propostas de melhorias no social para o município, entre elas; Melhorar a Assistência Social em acompanhamento as pessoas carentes do município em principal na zona rural; criação de um centro de reabilitação de dependentes químicos; criar centrais de empregos etc. Entre várias outras propostas que serão levadas a conferencia Estadual pelos delegados eleitos que foram escolhidos pelos participantes da conferência.

Por Felipe Silva Revista Novo Perfil

Fotos: Henrique Filho e Felipe Silva

A abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 aconteceu na manhã desta segunda-feira (22) na cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, com diversas atrações artísticas. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Douglas Lucena, o secretário de Cultura da Paraíba, Chico César e demais autoridades. Houve apresentação da SC Banda, formada por alunos dos programas sociais de Bananeiras e do pentacampeão brasileiro em Dança em Cadeiras de Rodas, Valdir Gomes, mostrando todo o seu talento. O evento aconteceu no Teatro Ivaldo Lucena, no Espaço Cultural Oscar de Castro.  
Em Bananeiras, o festival acontece até o próximo dia 28 com diversas atrações culturais, incluindo um festival gastronômico e trilhas esportivas. Oficinas gratuitas de dança, música, fotografia e audiovisual também integram a programação. Os destaques são os shows de Renata Arruda e Passado Moderno (dia 26); Guilherme Arantes e Yegor Gomez (dia 27). 
“A cidade de Bananeiras tem muita satisfação em receber a Rota Cultural Caminhos do Frio, evento criado aqui na cidade, que hoje envolve outros cinco municípios da Paraíba (Alagoa Grande, Alagoa Nova, Pilões, Serraria e Areia). É uma festa que envolve a comunidade inteira e que valoriza a cultura. Ela vem para honrar as melhores tradições do povo do Brejo paraibano”, disse o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena. 
Para o secretário da Cultura, Chico César, o circuito dividido em seis semanas, uma para cada município, tem se propiciado como momento fecundo para a circulação da produção cultural de nosso Estado e, especialmente, do próprio Brejo. “O Governo do Estado faz-se presente apoiando financeiramente, com serviços, a realização do Caminhos do Frio, e também ajudando a conceituá-lo, qualificá-lo e divulgá-lo. Antes não era assim, não havia nenhum apoio concreto”, afirmou. 
A secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras, Mirian Trindade, explicou que  neste ano também foi inserido na programação atividades com alunos das escolas públicas que realizarão um city tour pela cidade e ainda terão noções básicas de golf com o instrutor Renato Lopes. O city tour e a Clínica de Golf acontecem no dia 24. O esporte se tornou destaque na cidade desde a inauguração, em 2011, do primeiro campo de golf do Estado da Paraíba. 
Mais atrações culturais 
De 22 a 26 acontece a exposição fotográfica “Por onde andei em Bananeiras, no Espaço Cultural Oscar de Castro. Já no dia 24 o Encontro Regional de Economia Criativa de Bananeiras oferece palestras com os professores André Piva e Fabiane Nagabe. O evento começa a partir das 8h30 no Espaço Cultural Oscar de Castro. Ainda no dia 24, o público vai conferir, às 19h30, o show gospel da dupla AD Souto e Cristiano Borges na Primeira Igreja Batista.
A Mostra de Gastronomia será no dia 25, a partir das 20h, no Teatro Ivaldo Lucena. Os jurados vão eleger os três melhores pratos. O jornalista Rubens Nóbrega lançará o livro “Histórias da gente” no dia 26, às 17h, no Hotel Serra Golf.
Além das atrações culturais, a Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 também oferece atividades esportivas nos dias 27 e 28 com Trilha Ecológica Cachoeira do Roncador, Cavalgada de Santana e 1º Pedal do Frio Banana Biker.  
O evento segue até 1º setembro e passa por mais cinco cidades da Paraíba. Na programação do Caminhos do Frio estão os shows de Guilherme Arantes, Zélia Duncan, Zizi Possi, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Santana, O Cantador e Lenine. 

Revista Novo Perfil on line
Fonte: Bananeiras on line
O prefeito de Lagoa de Dentro – PB, Fabiano Pedro, assinou na semana passada a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Posto de Saúde da Família (PSF) do sítio Bom Jesus na zona rural do município.

A reforma é uma conquista da equipe da secretaria de saúde comanda pela secretária Eliane Santiago que conseguiu junto ao governo federa mais de R$ 140 mil para a refoma do posto. Eliane disse que agora tenta conseguir recursos para a reforma do PSF do sítio pitombas.

O posto de saúde de Bom Jesus já havia passada por uma reforma a cerca de três atrás, porém, o local não foi ampliado e diversos problemas estruturais começaram a surgir, como infiltrações, equipamentos quebrados e falta de espaço para o trabalhos das equipes da saúde.

Agora o posto ganhará três novas salas, uma para vacinação e outra para o atendimento dentário. Outra sala será construída para a implantação de uma farmácia básica visando melhorar  a distribuição de medicamentos para a comunidade.

O prefeito Fabiano Pedro esteve falando sobre o assunto através do rádio e revelou que está é uma das suas primeiras ações para a melhoria da saúde na zona rural. Fabiano ainda falou que outra comunidade rural será beneficiada com a construção de um posto de saúde moderno.

Revista Novo Perfil on line

Fonte: Leonaldo Ferreira/Secom da PM de Lagoa de Dentro

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Cerimônia de assinatura ocorreu no último dia 15, no hotel Ouro Branco em João Pessoa, contando com a presença de mais 180 prefeitos e prefeitas da Paraíba. Na oportunidade o governador Ricardo Coutinho assinou o Pacto Social, onde foram contemplados 216 municípios com algumas das ações do governo, que destinou 100 milhões de reais para os gestores.

A prefeita Célia Maria, acompanhada da secretária de Educação Anabhet, participaram do evento, onde o município de Logradouro foi contemplado com um veículo utilitário, que estará à disposição do município nos próximos dias. 

Toda ação é bem vinda para o nosso município, e não podemos nos furtar do dever de estar buscando canalizar recursos e benefícios para nossa população. Pontuou a prefeita Célia Maria.   

Por Henrique Filho



No último dia 18 deste mês, aconteceu na câmara dos vereadores de sertãozinho a 1º Conferência do Meio Ambiente do município. Os participantes debateram sobre os resíduos sólidos produzidos no município.


É uma preocupação nacional e um problema a ser resolvido para todos os municípios especialmente os pequenos, que não tem a infraestrutura necessária para manter um local adequado para o lixo produzido em seus municípios. Dai a necessidade de se debater e buscar uma solução viável e adequada para o problema que é inerente. Lembrou a Prefeita Márcia Mouzinho. 



Uma das soluções seria um consórcio entre as cidades que poderiam concentrar um local onde seriam separados e reciclados, esses resíduos, transformando lixo em renda para a população. Como já existe nos grandes centros. Já existe uma agremiação de municípios que estão tentando criar um consórcio com sede em Guarabira. 

Por Henrique Filho. 

Fotos: Focadonanoticia
 O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER) inaugurou, nesta sexta-feira (12), uma galeria com fotos de todos os ex-superintendentes. A galeria foi instalada no Gabinete da Superintendência, onde também foi colocada uma tela do artista plástico paraibano Flávio Tavares, representando a Árvore da Vida.


Ao fazer a saudação aos ex-superintendentes e aos familiares dos que já faleceram, o superintendente Carlos Pereira de Carvalho lembrou seu ingresso no DER no dia 16 de novembro de 1952, aos 14 anos, e homenageou todos os antecessores através do engenheiro José Carlos Dias de Freitas.
Estiveram presentes os ex-superintendentes Hélio Cunha Lima, Francisco de Assis Quintans, Francisco Lisboa, Ivon Rabelo, José Carlos Dias de Freitas, Hermano Almeida, Paulo Souto, Inácio Bento, Solon Diniz e Joaquim Silveira, assim como os familiares dos ex-superintendentes já falecidos e de Amarílio Sales de Melo, que está enfermo.
O evento contou também com a presença de todos os diretores e funcionários do DER e do executivo Júlio Ranagel, superintendente executivo da Associação Brasileira dos Diretores do DERs (Abder).
Entre os parentes dos superintendes já falecidos estavam a esposa de Ernany Gomes de Moura, Terezinha Moura de Moura e filhas. Ernany é pai do prefeito de Riachão Fábio Moura de Moura, que não pode comparecer ao evento mas ficou grato pela lembrança e homenagem ao seu saudoso pai.


Revista Novo Perfil Online
Fonte: /conexaodebate.

sábado, 20 de julho de 2013

Em Patos, onde inaugurou o primeiro trecho da ‘Rodovia da Reintegração’ – Assunção a Salgadinho -, neste sábado (20), Ricardo Coutinho tratou da reportagem da TV Globo sobre o inquérito da Polícia Federal que investigou o programa ‘Jampa Digital’. Ressaltando a todo o instante que ele não foi indiciado, o governador disse que estranhou a citação do seu nome sem nunca ter sido chamado para prestar qualquer esclarecimento.

__Não estou indiciado. É uma grande mentira que tentam passar.

Ricardo disse que a reportagem da Globo, emplacada por seus “adversários locais”, numa alusão ao Grupo Paraíba de Comunicação, proprietário das TVs Paraíba e Cabo Branco, é requentada, pois teria sido veiculada outra da mesma natureza há 40 ou 50 dias no Fantástico.

O governador chamou a atenção para o fato de que a Polícia Federal, antes de informar aos investigados o resultado do inquérito, forneceu à TV Globo.

__Sem dúvida alguma, respondeu Ricardo à pergunta se a reportagem tem o interesse de atingir o PSB nacional, que pode lançar o governador de Pernambuco e presidente do partido, Eduardo Campos, à Presidência da República.

__Como essa, provavelmente, por conta dessa disputa nacional, outras coisas haverão de se tentar colocar para envolver a nossa gestão.

De acordo com o socialista, seu partido não vai se dobrar a qualquer articulação nacional ou tentativa de constrangimento. “Nós vamos mostrar, no tempo exato, que não temos absolutamente nada a ver com isso”, garantiu.

Ricardo Coutinho apontou o que considera erros da reportagem da TV Globo. “Disseram que eram R$ 40 milhões. Na verdade, são R$ 6 milhões, que foi a primeira etapa do ‘Jampa Digital’, que está lá funcionando. Agora, para ele ganhar corpo – projeto -teria que ter havido as etapas posteriores, que o prefeito que assumiu – Luciano Agra – não deu continuidade.”

O governador declarou que a licitação, comandada pelo procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, à época secretário da Administração de João Pessoa, foi suspensa por determinação sua, atendendo a recomendação do Tribunal de Contas do Estado. Posteriormente, o edital foi encaminhado ao TCE, que devolveu à prefeitura com propostas de modificações, acatadas em seguida.

Ressaltando que não houve nenhum problema na gestão do projeto, por parte de Aguinaldo Ribeiro, à época secretário da Ciência e Tecnologia, Ricardo Coutinho denunciou suposta tentativa de inclusão de Gilberto Carneiro no processo.

O socialista frisou garantiu que suas campanhas são pobres. “Em 2010, nós ganhamos as eleições enfrentando um império. Era uma diferença tão grande que quem olhasse de fora acharia que jamais aquele pessoal, que estava discursando em cima de um banco de praça, porque não tinha dinheiro para um palanque, conseguiria ganhar as eleições de um poderio econômico como aquele.”

__Eu tenho uma vida limpa. E é obrigação. Não estou fazendo favor. Quem me conhece sabe disso. Você acha que um governante que não tivesse o mais profundo respeito com o dinheiro público seria possível ter tantas obras acontecendo dentro do estado como estamos vendo hoje?

Revista Novo Perfil Online
Fonte: blogdocelioalves

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A extinção da fusão entre o PMN e o PPS para criação do MD (Mobilização Democrática) deve trazer novos desdobramentos no comando estadual de uma das siglas na Paraíba. A mudança deve acontecer na direção do PPS, que atualmente é dirigido pela deputada estadual Gilma Germano.
O mais cotado para sucessão no comando da legenda vem do brejo e atende pelo nome de Douglas Lucena, atual prefeito do município de Bananeiras. Com estilo apaziguador e persuasivo, o gestor já teria a simpatia de vários correligionários que, depositam nele, a missão de tentar convencer o vice-prefeito da Capital da Paraíba, Nonato Bandeira, a permanecer nos quadros do PPS em 2014.
A intenção da legenda visa manter a vice-prefeitura da Capital com o PPS até 2014, com as chances de eleger Nonato Bandeira como a representação da sigla no Congresso Nacional, ocupando uma vaga na Câmara dos Deputados e ainda reforçar os quadros do partido pelo interior do Estado pelas mãos do gestor.
Como Douglas Lucena, assim como Gilma Germano, também integra a ala do PPS que apoia o Governo Ricardo Coutinho, a mudança no comando da sigla não enfrentaria a rejeição da deputada.
Apesar da cotação do ‘brejeiro’, a atual presidente do partido, Gilma Germano, conta com a torcida do presidente nacional da legenda, Roberto Freire, para permanecer no comando do partido. Segundo o Freire, à Gilma foi dada a missão de reorganizar a legenda do PPS na Paraíba.
“Passamos muito tempo discutindo questões internas. Agora estamos numa nova fase. Agora, nós estamos interessados em promover a união do PPS na Paraíba e prepará-lo para participar das próximas eleições com chances de eleger uma boa bancada e inclusive um deputado federal”, declarou Gilma Germano.
Caso seja reconduzida à presidência da sigla, Gilma deverá levar consigo o esposo, presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, que confirmou que filiará à legenda nos próximos dias.
Buba é cotado para disputar a vaga na ALPB no lugar da esposa Gilma em 2014, que ficaria sem mandato.
Como prefeito e com mandato, Douglas Lucena, que continuará a frente do executivo municipal de Bananeiras até 2016 continua com a cotação em alta. 
Revista Novo Perfil on line
Fonte: PB Agora via Bananeiras on line
A Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) é realizada pelo governo federal e tem por finalidade construir um espaço de convergência social por intermédio da mobilização, da educação e da ampliação da participação popular, com vistas ao estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o País.

A 4ª edição da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), convocada pela Portaria no 185, de 4 de junho de 2012, tem o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco nos seguintes eixos temáticos:
I. produção e consumo sustentáveis;
II. redução dos impactos ambientais;
III. geração de emprego e renda;
IV. educação ambiental;
V. financiamento dos custos decorrentes do cumprimento da legislação sobre resíduos sólidos.
A Conferência tem como objetivos: buscar contribuições da sociedade civil e do setor empresarial para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos; disseminar conhecimentos técnico, científico e político relativos ao tema; identificar soluções concretas para diminuir a geração de resíduos e mudar o padrão de consumo; e possibilitar que jovens, professores, empresários, governantes e sociedade civil e publica se apropriem localmente das metas e dos compromissos estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
É de fundamental importância a participação da sociedade neste processo, pois é o momento em que poderão ser expostas as suas preocupações, divididas as responsabilidades e compartilhando apresentadas as reivindicações e as sugestões que aprimorem a política ambiental local.
A Conferência Municipal do Meio Ambiente no município de Arara ocorrerá nos dias 25 de julho do corrente ano no centro de vivência das 7:30 as 16:30. Têm como público-alvo, além dos governos municipais os Poderes Legislativo e Judiciário, as organizações não governamentais, os movimentos sociais, as entidades de classe, os empresários, as instituições financeiras, as agências de desenvolvimento e formadores de opinião (jornalistas, professores etc.).
Revista Novo Perfil on line
Fonte: Secom da PM de Arara
A secretaria de saúde de nossa cidade,na pessoa de Liddyane Fernandes realizou mais uma ação do PSE- Programa Saúde na Escola.A equipe da secretaria de saúde realizou ação durante toda a noite de terça-feira e quarta-feira onde atendeu aos alunos das escolas Alexandre Diniz da Penha e Francisco Marques de Melo, localizadas na cidade de Damião.

Enfermeiras,Dentistas e Agentes Comunitários de Saúde estiveram nas escolas e acompanharam aos alunos que eram informados sobre os procedimentos básicos de saúde ao qual eles precisam de acompanhamento, foram feitos exames biométricos,verificação do  cartão de vacinas,orientações e informações e muito mais.

Segundo a Secretária Liddyane Fernandes essas ações serão realizadas muito mais vezes e atenderão as escolas da rede municipal e estadual da zona urbana e rural de nossa cidade para que através da prevenção sejam alcançados os resultados que se esperam.

Revista Novo Perfil on line
Fonte: André Luis/Damião Agora
Fotos: Damião Agora

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A atual gestão do município de Caiçara aproxima mais ainda a população de sua administração e, de forma transparente, expõe os gastos do Governo Municipal na realização da festa de São Pedro 2013; realizada nos dias 12, 13 e 14 de Julho/2013.
Consta na prestação de contas que para a Locação de palco, foram gastos R$ 7.500,00 (Sete Mil quinhentos); para a sonorização dos dias 12, 13 e 14 foram gastos R$ 7.500,00 (sete Mil e quinhentos); para a locação de grupos de gerador para os três dias, foram gastos R$ 3.900,00 (três mil e novecentos); para a locação de 14 banheiros químicos disponíveis ao público nos dias 13 e 14 e ainda para os serviços de limpeza, foram gastos R$ 3.640,00 (Três mil seiscentos e quarenta reais); para a locação de 30 tendas, foram gastos R$ R$ 3.900,00 (Três mil e novecentos reais); e para um portal de estrutura metálica, colocado nos três dias de festa, na entrada da cidade, foram gastos R$ 1.500 (Mil e quinhentos reais).
Na contratação das bandas que se apresentaram, foram gastos R$ 99.200,00 (Noventa e nove mil e duzentos reais).
Veja os valores dos contratos com as atrações:
Limão com Mel R$ 55.000,00 (Cinquenta e cinco mil)
Ferro na Boneca R$ 25.000,00 (Vinte e cinco mil)
Forrozão Vip R$ 8.000,00 (Oito mil)
Adriano José R$ 5.000,00 (Cinco mil)
Paroara do Acordeon R$ 5.000,00 (Cinco mil)
TJ Show R$ 1.200,00 (Mil e duzentos)
Mesmo diante das dificuldades, não podíamos deixar de realizar uma festa tradicional como essa. Sabíamos que seríamos cobrados. Agora nosso objetivo é o de que a população acompanhe estes gastos e saiba o que estamos fazendo com os recursos públicos”. Colocou o Prefeito Cícero.
Revista Novo Perfil on line
Fonte: Ascom/PM de Caiçara-PB
O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) apresentou hoje de manhã um pedido de informações ao Departamento de Estradas de Rodagens da Paraíba (DER-PB) sobre o processo de licitação que será realizada para a exploração dos terminais rodoviários de João Pessoa e Campina Grande por empresas privadas. Em sua argumentação, na tribuna, o peemedebista chegou a dizer que havia o perigo da “privatização” dos equipamentos e questionou quais seriam os custos dessa mudança para a população. Citou o valor de taxas de embarque e desembarque, estacionamento e uso de boxes.

“Gostaria de saber se foram realizadas discussões com a população a fim de se evitar privatização do patrimônio público. De acordo com a resposta, poderemos realizar uma sessão especial ou audiência pública para aprofundar a discussão dessa iniciativa que põe em questionamento a capacidade administrativa do Governo, que sequer consegue gerir uma rodoviária”, disse o deputado.

Curiosamente, a lei 7.118/02, que permite a exploração comercial dos terminais rodoviários foi sancionada pelo pai de Raniery, Roberto Paulino, quando foi governador do Estado, em 2002. Ela prevê a autorização ao poder público, através do DER-PB, para outorgar mediante concorrência pública, a concessão onerosa dos serviços de administração, operação e manutenção dos terminais rodoviários de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Cajazeiras.
Confira a íntegra da lei sancionada pelo ex-governador Roberto Paulino

Revista Novo Perfil on line
Fonte: Parlamento PB via Focando a Notícia









quarta-feira, 17 de julho de 2013

O prefeito Edgard Gama, a Vice-Prefeita Betanea Barros juntamente com o vereador Júnior Macêdo, participaram ontem em João Pessoa, do Pacto social do governo do estado, em busca de mais recursos e desenvolvimento para nossa Belém, o Prefeito Edgard Gama entregou nas mãos do secretário de Desenvolvimento e da Articulação Municipal do Estado da Paraíba Manoel Ludgério, um pedido de ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caiçarinha, onde foi aprovada a ampliação da escola que passará a contar com mais duas salas de aulas e também o recapeamento asfáltico do centro de Belém.

O Governador Ricardo, anuncia projetos e beneficia mais de 2,8 milhões de paraibanos – cerca de 70% da população do Estado – serão beneficiados diretamente com as obras, ações e serviços constantes nos 318 projetos selecionados pela segunda edição do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba para execução em 216 municípios. Na manhã desta segunda-feira (15), o governador Ricardo Coutinho assinou a homologação dos projetos que, juntos, receberão R$ 100 milhões para as áreas de educação, saúde, infraestrutura, ação social e igualdade de gênero. Um total de 190 prefeitos, vice-prefeitos ou representantes participaram do evento no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa.

Dos 318 projetos selecionados, 170 são na área de educação, 95 na saúde, 28 na infraestrutura, 24 na ação social e um projeto para a igualdade de gênero, este último um Centro de Referência da Mulher no município de Barra de São Miguel.

“Além das 102 reformas e ampliações de escolas municipais, nós vamos construir 20 novas escolas para que os municípios atendam suas demandas. Nós vamos adquirir e repassar 35 ambulâncias, 25 veículos utilitários, construir cinco centros de fisioterapia, construir três abatedouros públicos regionais e 15 centros de comercialização”, anunciou o governador.

Para a Educação o Estado disponibiliza R$ 41,5 milhões. Na Saúde os recursos assegurados somam R$ 20,9 milhões. Para obras de infraestrutura, ação social e igualdade de gênero estão reservados R$ 37,6 milhões, totalizando os R$ 100 milhões.

“Na verdade, o Pacto Social é um grande instrumento de gestão. Ao reforçar os investimentos do Estado nos serviços municipais, nós estamos cobrando a contrapartida solidária, que visa ampliar e melhorar seus serviços, fazendo com que os indicadores sociais possam avançar”, destacou Ricardo Coutinho.

Na ocasião, ele ressaltou o papel do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual no acompanhamento e fiscalização das gestões no Estado e nos municípios, afirmando que o Pacto Social também recebe esse monitoramento nos repasses dos recursos e na execução das obras e serviços.

O governador garantiu que essa não será a última edição do Pacto Social. “O Pacto veio para ficar. É um instrumento que é do Estado da Paraíba, é um instrumento republicano. É algo que nos orgulha muito. Os R$ 100 milhões já estão assegurados. Esse Pacto é para produzir resultados. É pra mudar as nossas mentalidades e para dar às pessoas uma prestação de serviços melhor dentro dos municípios”, assegurou.

O vice-governador Rômulo Gouveia destacou que o Pacto Social é uma experiência de sucesso e que dados já apontam que a mortalidade infantil e o analfabetismo estão tendo redução no estado.

No total o Pacto Social recebeu 821 demandas de 220 municípios. João Pessoa, Mamanguape e Cuité de Mamanguape não aderiram ao programa. Outros quatro municípios, apesar da adesão, não assinaram em seguida a contrapartida solidária, então tiveram projetos selecionados 216 municípios.

Para o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, Rubens Germano, a disponibilização de R$ 100 milhões por parte do Governo do Estado para os municípios é algo pioneiro no país, uma vez que nenhum outro Estado tem programa semelhante. “O governador oferece em obras de investimentos R$ 100 milhões. Isto é algo que faz a diferença”, comentou.

A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, representou todos os prefeitos e avaliou que o Pacto Social é uma grande parceria do governo com os prefeitos e com a população. “Aqui não tem cor partidária e as grandes ações estão acontecendo nos municípios”, comemorou.

O prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena (Luceninha), destacou que os municípios de fato necessitam de recursos e “o Pacto Social é importante para levar benefícios às populações e melhorar os índices de desenvolvimento humano (IDH), é meta do governo e dos municípios”. Na cidade de Teixeira, o Pacto Social vai financiar reformas de escolas e aquisição de uma ambulância.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edmilson Soares, representou o poder legislativo. Vários deputados estaduais, o deputado federal Efraim Filho e diversos secretários prestigiaram a solenidade, que teve na sua abertura a exibição de um vídeo institucional produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação Institucional sobre as ações e investimentos do Governo do Estado. O procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, prestigiou a solenidade.

Os prefeitos que ainda não finalizaram seus projetos têm um prazo de 30 dias, a partir de agora, para apresentá-los à Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Municipal (Sedam). No final da solenidade, todos receberam um exemplar da cartilha com os dados dos projetos e contrapartida solidária de cada município.

Revista Novo Perfil on line
Fonte: Secom - PM de Belém via Secom PB